top of page

O Programa COROATÁ de Formação para Empreendimentos Culturais:

 é uma iniciativa da Universidade Federal do Pará por meio da Pró-Reitoria de Extensão e do Instituto de Ciências da Arte. É realizado em parceria com a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e Empreendimentos Solidários (ICSA/UFPA), Escritório Modelo de Turismo (ICSA/UFPA) e o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Bragança-PA. O Programa foi contemplado no Edital PROEXT/MEC 2012.

 

 

-O objetivo: é realizar atividades de formação e assessorias técnicas a grupos que atuam no setor cultural (associações, coletivos, redes, projetos de extensão etc. ) visando contribuir para capacidade de sustentabilidade desses grupos e estimular os princípios da Economia Solidária. As atividades de formação são voltadas para a área de gestão de empreendimentos, projetos culturais, comunicação e áreas específicas dos grupos participantes identificadas por meio de pesquisa para diagnóstico da demanda.

 

 

-Para Participar: os grupos devem fazer sua inscrição e aguardar a confirmação por e-mail. O Programa é gratuito e aberto a grupos de qualquer perfil organizativo, com prioridade para os aqueles que se aproximem de princípios da Economia Solidária, como:

 

- Autogestão: A autogestão aponta para processos democráticos de tomadas de decisão e divisão igualitária dos resultados do trabalho. Rompe com o modelo em que um patrão acumula os lucros do trabalho dos funcionários. 

 

- Colaboração: Com objetivos comuns, grupos compartilham ações e dividem seus benefícios. No setor cultural, especialmente as redes e projetos colaborativos têm experimentado alternativas a cultura competitiva excludente.

 

- Sustentabilidade: A busca pelo desenvolvimento das ações e das pessoas envolvidas, sem perder de vista o desenvolvimento social. Não se acredita no crescimento econômico separado do desenvolvimento cultural, polítio e social. Durante o programa serão selecionados alguns grupos para acompanhamento por meio de assessoria técnica voltada às suas necessidades específicas.

 

Pesquisa: Além das atividades de formação (socialização de conhecimentos), o Programa Coroatá promove atividades de pesquisa (produção e transformação de conhecimentos) por meio de metodologias baseadas na integração entre Universidade e outros setores da sociedade.

 

 

Universidade Federal do Pará - UFPa

fone: 3241-5801 email: programacoroata@gmail.com

Programa de formação para empreendimentos culturais  ®

todos os direitos reservados 

  • Facebook Square
  • Twitter Square
  • Blogger Square
  • YouTube Square

CARIMBÓ E UNIVERSIDADE CELEBRAM PARCERIA

EM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE AGENTES CULTURAIS

 

  A Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro e o Programa de Extensão Coroatá Ufpa convidam para uma RODA DE CARIMBÓ na beira do Rio Guamá, na Capela Universitária da UFPA, nesta sexta-feira (18/out), 18 h, para celebrar a parceria entre o Movimento Carimbozeiro e a Universidade na realização do CICLO DE FORMAÇÃO DE AGENTES CULTURAIS DO CARIMBÓ, uma iniciativa que visa promover oficinas para lideranças e protagonistas dos grupos e comunidades de Carimbó da região do Nordeste Paraense. 

    A ação Coroatá-Carimbó é resultado da aliança firmada entre o Programa Coroatá, realizado pela UFPA através da Pró-Reitoria de Extensão e o Instituto de Ciências da Arte, e os mestres e ativistas da Campanha do Carimbó, com o objetivo de fomentar o fortalecimento da autonomia e protagonismo das comunidades e grupos carimbozeiras envolvidas em relação à gestão e planejamento de seus projetos e ações.

     As oficinas acontecerão em comunidades do interior, como Santarém Novo, Marapanim e Vila de Fortalezinha/Maracanã no período de outubro a dezembro de 2013. Entre os temas a serem trabalhados nas oficinas estão: Planejamento Comunitário, Elaboração de Projetos Culturais, Turismo Cultural de Base Comunitária e Conhecimentos Tradicionais e Direito Autoral.

 

   Dentro do calendário de realização algumas oficinas ocorrerão dentro da programação de eventos das comunidades, como os festivais Zimbarimbó em Marapanim (5, 6 e 7/dezembro) e o Fest Rimbó em Santarém Novo (13, 14, 15/dezembro).A Roda de Carimbó do Coroatá-Carimbó de lançamento da iniciativa terá a participação de mestres carimbozeiros de várias localidades, como Belém (Icoaraci, Pedreira), Ananindeua, Marapanim, Santarém Novo, entre outras. A PALHA VAI VOAR!..

 

 

 

 

Programa COROATÁ será aliado da Campanha na formação de agentes culturais dos grupos e comunidades carimbozeiras.

Mostra cenográfica

 

A mostra apresenta alguns resultados de trabalhos desenvolvidos pelo projeto de extensão Escritório Experimental da Cena e pelos alunos dos cursos técnicos de cenografia e figurino da Escola de Teatro e Dança da UFPA. De maneira criativa, é possível criar ambientações, projeto e execução de serviços cenográficos, figurinos, adereços e objetos cênicos para organizações, grupos de representações espetaculares e a comunidade.

bottom of page