top of page

Equipe de trabalho do Programa COROATÁ

 

Celson Gomes

É Doutor em Música pela UFRGS, Professor da Escola de Música da UFPA, Diretor Geral do Instituto de Ciências da Arte (ICA) e Coordenador do Programa Coaratá de Formação de Empreendimentos Culturais.

 

Luciane Bessa

Jornalista,  produtora cultural, pesquisa e atua com cultura e comunicação popular, políticas públicas e extensão universitária.

 

Ana Maracahipe

Formada em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA) atuou em projetos de extensão e de pesquisa no “Programa de Estudos Geo-Bio-Culturais da Amazônia: Campus Flutuante” (UFPA/MCT). Coordenou o Projeto “Tecnologia e Comunicação: processos de Inclusão digital na Ilha das Onças”(FAPESPA/NAVEGAPARÁ). É integrante do Grupo de Trabalho em Imagem (GTI/UFPA)  e coordenadora do projeto de pesquisa e extensão “Em formação: Cultura e Empreendedorismo”. Atua na área de estudos da Linguagem e da Cultura, tendo desenvolvido atividades com foco nos Estudos Culturais, Economia Criativa, Cibercultura, Hipermídia e Arte-Educação. Tem especial interesse nos seguintes temas: Multiletramentos, Memória e Patrimônio, Economia da Cultura e Cibercultura.

 

Bruno Cruz

Graduando do curso de Turismo na UFPA, futuro planejador de turismo e já com experiência em eventos nacionais e internacionais. Apaixonado pela profissão e pelo ambiente e bolsista do programa COROATÁ de formação de empreendimentos culturais.

 

Lidiane Matos

Estudante do curso de Bacharelado em museologia pela Universidade federal do pará (ICA/FAV). trabalha no programa de empreendimentos culturais solidário, atua como estagiária na área de gestão, vice-presidente do centro acadêmico de museologia e musiscista.

 

Lorena Claudino

Em breve comunicóloga, jornalista e cenógrafa. Trabalha com jornalismo e produção cultural desde 2007. Bolsista no Programa Coroatá – formação de empreendimentos culturais, exerce atividades de comunicação.

 

Sandro Santarém

Cantor, produtor cultural e professor de técnica vocal para o canto popular, trabalha na Fundação Carlos Gomes no Projeto Música e Cidadania, cursa Licenciatura plena em Música na Universidade Federal do Pará, é presidente do Centro Acadêmico de Música da UFPA, é bolsista na Coroata Emprendimentos Culturais Solidários do Instituto de Ciências da Arte, trabalhou no Zarabatana Produções Musicais, produzindo artistas como Dayse Addario, Zarabatana Jazz entre gravação de CDs e  DVD a grandes shows.

 

Romario Alves

Tranformista, artista visual, graduando em artes visuais.Trabalha com produção de eventos ligados a arte, cultura, política. Promove em coletivo, encontros e vivências artísticas, é integrante do qualquer quoletivo mora na fronteira do marco com a terra firme. É bolsista no programa  coroatá, exerce atividades ligadas a comunicação visual e difusão nas mídias . 

Universidade Federal do Pará - UFPa

fone: 3241-5801 email: programacoroata@gmail.com

Programa de formação para empreendimentos culturais  ®

todos os direitos reservados 

  • Facebook Square
  • Twitter Square
  • Blogger Square
  • YouTube Square

CARIMBÓ E UNIVERSIDADE CELEBRAM PARCERIA

EM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE AGENTES CULTURAIS

 

  A Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro e o Programa de Extensão Coroatá Ufpa convidam para uma RODA DE CARIMBÓ na beira do Rio Guamá, na Capela Universitária da UFPA, nesta sexta-feira (18/out), 18 h, para celebrar a parceria entre o Movimento Carimbozeiro e a Universidade na realização do CICLO DE FORMAÇÃO DE AGENTES CULTURAIS DO CARIMBÓ, uma iniciativa que visa promover oficinas para lideranças e protagonistas dos grupos e comunidades de Carimbó da região do Nordeste Paraense. 

    A ação Coroatá-Carimbó é resultado da aliança firmada entre o Programa Coroatá, realizado pela UFPA através da Pró-Reitoria de Extensão e o Instituto de Ciências da Arte, e os mestres e ativistas da Campanha do Carimbó, com o objetivo de fomentar o fortalecimento da autonomia e protagonismo das comunidades e grupos carimbozeiras envolvidas em relação à gestão e planejamento de seus projetos e ações.

     As oficinas acontecerão em comunidades do interior, como Santarém Novo, Marapanim e Vila de Fortalezinha/Maracanã no período de outubro a dezembro de 2013. Entre os temas a serem trabalhados nas oficinas estão: Planejamento Comunitário, Elaboração de Projetos Culturais, Turismo Cultural de Base Comunitária e Conhecimentos Tradicionais e Direito Autoral.

 

   Dentro do calendário de realização algumas oficinas ocorrerão dentro da programação de eventos das comunidades, como os festivais Zimbarimbó em Marapanim (5, 6 e 7/dezembro) e o Fest Rimbó em Santarém Novo (13, 14, 15/dezembro).A Roda de Carimbó do Coroatá-Carimbó de lançamento da iniciativa terá a participação de mestres carimbozeiros de várias localidades, como Belém (Icoaraci, Pedreira), Ananindeua, Marapanim, Santarém Novo, entre outras. A PALHA VAI VOAR!..

 

 

 

 

Programa COROATÁ será aliado da Campanha na formação de agentes culturais dos grupos e comunidades carimbozeiras.

Mostra cenográfica

 

A mostra apresenta alguns resultados de trabalhos desenvolvidos pelo projeto de extensão Escritório Experimental da Cena e pelos alunos dos cursos técnicos de cenografia e figurino da Escola de Teatro e Dança da UFPA. De maneira criativa, é possível criar ambientações, projeto e execução de serviços cenográficos, figurinos, adereços e objetos cênicos para organizações, grupos de representações espetaculares e a comunidade.

bottom of page